Número
3
Qual a origem da imagem de Saturno na capa de O seminário, livro 4: a relação de objeto?
MARIA NOEMI DE ARAÚJO - Associada da CLIPP – SP
Endereço eletrônico: noemi.araujo@globo.com
Resumo: A autora fala sobre as possibilidades que a representação de Saturno, pintadas por Rubens (1577-1640) e Goya (1746-1828), oferecem para a compreensão do Seminário 4 de Lacan. A ação do Saturno de Rubens está na mordida que sustenta o corpo solto no espaço cósmico; Goya desloca essa ação ‘mordedora’ para as mãos do devorador, fincadas no dorso do corpo imobilizado. Essa imagem remete à mordedura do cavalo, citada por Lacan como uma representação da voracidade da mãe sobre o filho.
Palavras-chave: Saturno, Peter Paul Rubens, Francisco Goya, mordedura, voracidade.
Abstract: The author speaks about the possibilities that Rubens’ (1577-1640) and Goya’s (1746-1828) representations of Saturn offer to the understanding of Lacan’s Seminar 4. Saturn’s action by Rubens lies in the bite that supports the loose body in the cosmic space; Goya transfers that “biting” action to the hand of the devourer, stuck into the dorsum of the immobilized body. That image is related to the horse’s biting, mentioned by Lacan as a representation of mother’s voracity upon her child.
Key words: Saturn, Peter Paul Rubens, Francisco Goya, biting, voracity.
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