Nova série
ano VIII
Novembro 2017
ISSN 2177-2673

Número
24

Normas de publicação

 

1) Opção Lacaniana online nova série é uma publicação internacional da Escola Brasileira de Psicanálise com periodicidade quadrimestral. Seu objetivo é publicar e divulgar artigos de autores nacionais e estrangeiros, ensaios, seminários, conferências, traduções, dedicados à psicanálise de orientação lacaniana e suas interlocuções com a ciência, a filosofia e a arte.

 

2) Os artigos devem ser encaminhados pela Internet para as editoras Angelina Harari (angelina.harari@terra.com.br) e/ou Heloisa Caldas (helocaldas@terra.com.br). Os trabalhos enviados serão apreciados pela Comissão Editorial com vistas à aprovação para publicação segundo seu caráter de rigor epistemológico e relevância. É reservado o direito de não publicação de trabalhos em desacordo com a orientação da revista. O Conselho Editorial poderá fazer uso de consultores ad hoc a seu critério.

 

3) Os trabalhos devem ser enviados em arquivo no programa Word for Windows, versão 6.0 ou superior, fonte Courier New, corpo de letra 12, digitados com espaço 1½, com até 20.000 caracteres, incluindo os espaços.

 

4) Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos. Os trabalhos serão submetidos à revisão, podendo resultar em alterações na forma do texto, a critério da Comissão Editorial, assim como em recomendações de modificações no texto para o próprio autor providencie.

 

5) Os artigos aceitos serão publicados conforme a programação da revista e os originais não serão devolvidos.

 

6) O envio implica automaticamente a autorização do autor e a cessão à revista Opção Lacaniana online nova série dos direitos autorais patrimoniais referentes exclusivamente à publicação na mesma. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicá-lo posteriormente na íntegra ou reproduzi-lo parcialmente.

 

7) Os pontos de vista e as opiniões emitidas pelos autores são de inteira responsabilidade dos mesmos.

 

8) O prazo final da entrega das colaborações será divulgado com antecedência pela Comissão Editorial.

 

9) A apresentação dos trabalhos deve conter título, nome do(s) autor(es), filiação institucional, endereço para correspondência e e-mail.

 

10) Os artigos devem ser acrescidos de um resumo de no máximo 5 linhas em português e outro em inglês (abstract). Deve constar também a indicação de 3 a 5 palavras-chave em português e em inglês (key words).

 

11) As citações literais de até 3 linhas devem estar encerradas entre aspas duplas e inseridas no próprio parágrafo do texto sem alterações do tipo de letra. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. As citações com mais de 3 linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

 

12) As supressões, interpolações e comentários no texto deverão vir entre colchetes [ ], e a ênfase ou destaque em itálico. Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando essa alteração com a expressão (grifo nosso) entre parênteses, após a citação. Caso o destaque seja do autor consultado, usa-se a expressão (grifo do autor) entre parênteses. Nas citações de trechos de obras traduzidas livremente, usa-se a expressão (tradução nossa) entre parênteses, após a citação.

 

13) Todos os trabalhos mencionados no texto devem constar como referência em notas de rodapé, que devem ser listadas no final do texto, fonte Courier New, tamanho 10, respeitando os seguintes modelos:

 

Livros – sobrenome do autor e iniciais do primeiro nome seguidas de ponto, entre parênteses o ano em que foi publicado seguido de colchetes com o em que foi escrito. Título em itálico. Cidade: editora, página da citação.

 

Ex: Lacan, J. (1991[1969-1970]). O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. Artigo de livro – sobrenome do autor e iniciais do primeiro nome seguidas de ponto, ano em que foi escrito entre parênteses, ponto. Título e subtítulo entre aspas, ponto seguido de In: (sem itálico e seguido de :) sobrenome e inicial do primeiro nome do coordenador/organizador seguido do tipo de responsabilidade entre parênteses. Título do livro em itálico. Cidade: editora, página da citação.

 

Ex: Miller, J.-A. (1999). “O que fazer com o gozo”. In: Jimenez, S. e Motta, M. (org.). O desejo é o diabo. Rio de Janeiro: Contracapa, 1999.

 

Artigo de revista – sobrenome do autor e iniciais do primeiro nome seguidas de ponto, ano da edição da revista entre parênteses, título entre aspas, ponto seguido de In: (sem itálico e seguido de :) Título da revista em itálico, número, volume entre parênteses (se tiver). Cidade: editora, pagina da citação.

 

Ex: Laurent, É. (2005). “O efeito ‘falsa ciência’ do cognitivismo”. In: Opção Lacaniana - Revista Brasileira Internacional de Psicanálise (42). São Paulo: Eolia.

 

Artigo de revista no prelo – sobrenome do autor e iniciais do primeiro nome seguidas de ponto. Prelo entre parênteses seguido do título do artigo entre aspas, e do periódico em itálico.

 

Trabalho apresentado e não publicado: Ex: Jimenez S. [2007]. “Olhares”. Trabalho apresentado nas XVIV Jornadas Clínicas da EBP-RJ – Objetos soletrados no corpo,Rio de Janeiro, em novembro de 2007. (Inédito)

 

Teses ou dissertações não publicadas: Ex: Zucchi, M. (2007). “O destino da anatomia: o inconsciente e suas relações com o corpo nos sintomas contemporâneos”. Tese de doutorado, curso de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Inédito).

 

Obras retiradas de meios eletrônicos (CD-ROM, disquetes, etc) – sobrenome do autor e iniciais do primeiro nome seguidas de ponto, ano da edição, título da obra em itálico, acrescidos das informações relativas à descrição do meio eletrônico.

 

Ex: Mariage, V. (2003). Déloger l’amour. Coffret 2 CD-Rom Revues de L'ecole de La Cause Freudienne. Paris: ECF.

 

Obras consultadas on line – sobrenome do autor e iniciais do primeiro nome seguidas de ponto, ano da edição entre parênteses, título da obra em itálico acrescidos das informações relativas ao endereço eletrônico apresentado entre os sinais <>, seguido pelas expressões: Recuperado em data: URL.

 

Comunicação pessoal – Citar o texto com o sobrenome, iniciais do emissor, data, acrescidos das informações relativas.

 

Artigo com dois autores – cite os dois nomes. Ex: Miller, J.-A. e Laurent, É.

 

Artigo com três a cinco autores – cite o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e da data. Nas Referências Bibliográficas todos os nomes dos autores deverão ser relacionados.

 

Citação secundária – citação de um artigo mencionado em outra obra consultada, sem que o original tenha sido utilizado no texto.

 

Ex: Lacan, J. apud Tarrab, M. (2008). “La fuga del sentido y la práctica analítica”. Buenos Aires: Grama ediciones.

 

14) Referências bibliográficas – no final do texto em ordem alfabética seguindo as normas de publicação das notas. No caso de mais de uma obra do mesmo autor as menções deverão ser dispostas em ordem cronológica de publicação.

 

15) Anexos – figuras, grafos, desenhos, ilustrações, fórmulas etc., poderão ser anexadas ao texto devidamente preparados para editoração.

 

>>Imprimir