Nova série
ano III
Novembro 2012
ISSN 2177-2673

Número
9

Editorial

 

O editorial desse número de Opção Lacaniana online nova série poderia ser apenas a lista dos títulos apresentados no sumário. Não por economia de letra, o que em si não seria mal, mas porque nele já se faz o convite.

Em meio às incontáveis telas que atualmente se abrem ad nauseam na internet, evoco um tempo jamais vivido – como costumam ser os melhores. Nele o papel era raro e a escrita um grande feito. Uma dama da corte escreve um clássico da literatura japonesa. Sei Shonagon cataloga, com a leveza poética dos haicais, listas que podiam se intitular “de coisas esplêndidas” ou “de coisas que fazem o coração bater mais forte”.

Com essa inspiração, ofereço esse número da revista em duas listas de artigos nos quais os autores fazem seu ‘esforço de poesia’, para lembrar uma frase vibrante de J.-A Miller. A primeira lista poderia ser a ‘do autismo que nos habita’. Encabeçada pelo “Monólogo da aparola” de J.-A Miller, seguida pela abordagem do automatismo mental, por Francisco Paes Barreto, e aescrita de Virginia Woolf, por Stella Harrison, essa lista compõe, com outros, um conjunto de artigos sobre a escrita e o impossível no corpo do falasser.

A segunda lista ‘da diferença sexual’ declina a questão crucial do sexo que... sem diferença... não existe. Iniciada pela conferência de Romildo do Rêgo Barros e o debate por ela suscitado, essa lista conta com contribuições de Angela Bernardes, Rita Manso, José Vidal, entre outros, sobre a letra e o feminino, as mulheres e o mercado, beijos pelo celular, corpo e pudor.

Não são listas poéticas, como as da escritora oriental, mas valiosa literatura em torno de nosso Aleph, o objeto a, que apresento assim, sumariamente, para poupar o leitor do tédio dos comentários repetitivos. Que passem direto à leitura!


Heloisa Caldas