Nova série
ano V
Março 2014
ISSN 2177-2673

Número
13

Editorial

 

   Um real para o século XXI, título do IX Congresso da AMP, de abril próximo em Paris, permite apresentar os artigos deste número de Opção Lacaniana nova série online. Em torno da presença do real no ato, da sua conceituação na ciência, no discurso capitalista e na psicanálise lacaniana, dez textos se distribuem.

   Destacamos dois aspectos para lhes dar sequência. O primeiro aborda o real na passagem ao ato, na violência, no capitalismo, no sexo, a começar pelo texto de Jacques-Alain Miller, no qual a passagem ao ato, tão trabalhada por Lacan, é considerada pelo autor como um conceito. O sumário segue esse fio com artigos que discutem a violência e seus limites, os corpos violados, cenas urbanas nas quais o capitalismo desvela sua coisificação fetichista, o real em jogo no ato sexual e, por fim, o ato psicanalítico possível na prática institucional.

   O segundo aspecto toma os encontros e desencontros entre psicanálise e ciência para pensar a especificidade do real em cada uma. François Ansermet discorre sobre o mal-entendido entre estes dois campos de saber, acompanhado de outros artigos que interrogam os efeitos da ciência sobre o corpo: o corpo-máquina da medicina, o corpo neuronal da psiquiatria biológica, o corpo remodelado da medicina plástica, o corpo e os riscos em tempos de explosão de nomeações cientificista patológicas como as do DSM.

   Para coroar o sumário, quase como uma resposta às questões abordadas pelos textos precedentes - resposta extraída da experiência analítica que, a rigor, só poderia ser singular - , Ram Mandil ilustra o ato analítico e a verificação, em análise, do real lacaniano à borda da letra no acontecimento de corpo.

   Em nome da Comissão editorial da revista, aproveito para agradecer aos autores sua aposta confiante na divulgação online de seus artigos e aos leitores seu interesse renovado.


Heloisa Caldas