Nova série
ano III
Março 2012
ISSN 2177-2673

Número
7

Editorial

 

A Associação Mundial de Psicanálise – AMP está prestes a realizar, em Buenos Aires, seu VIII Congresso Internacional sobre "A ordem simbólica no século XXI". Um subtítulo desafia: "Não é mais o que era. Que consequências para o tratamento?"

Recorro a um aspecto que esse tema suscita, para apresentar este número de Opção Lacaniana online nova série. Há na ordem simbólica atual um excesso de significantes e de variedades subjetivas para usá-los que, paradoxalmente, faz bem e mal. Voamos no virtual, pescamos em rede e sufocamos reféns da web. Alguns significantes são senhas de entrada em comunidades de sentido imperativamente compartilhado, outros se lançam aos muros na tentativa de fazer parte, só em parte. Entre esses dois polos, variedades ao infinito de enlaces nãotodos se oferecem à navegação. É com esse espírito de quase, mas não todo, que reunimos os textos que compõem esse número. O significante 'opção' não deixa de ter nisso um papel.

A tradição é publicar um texto de Jacques-Alain Miller. Dessa vez, reproduzimos um da revista impressa que, de tão memorável, de tamanho poder de transmissão, precisa voar mais pelo espaço digital. Trata-se de "Os seis paradigmas do gozo", cuja leitura ajuda a lidar com as filigranas clínicas e teóricas do campo tão difícil do gozo.

O gozo serve também de senha para enlaçar os demais textos aqui publicados: o gozo do olhar e o corpo tatuado; o gozo na clínica e no laço; nas inibições e nos limites da elaboração clínica; na dimensão aditiva dos sintomas; na aposta no Outro para garantir que ele existe, discutida por Pascal; nos crimes das parcerias violentas; no alcance do que a psicanálise pode diante do seu pior; no que move a maquinaria inconsciente; no excesso feminino da erotomania e da devastação.

Cada um dos textos mencionados traz, na forma própria a cada autor, uma discussão e uma lição psicanalítica sobre o gozo. Ao leitor, o prazer de suas escolhas.


Heloisa Caldas