Nova série
ano II
Julho 2011
ISSN 2177-2673

Número
5

Editorial

 

A composição de Opção Lacaniana Online nova série demanda fazer conjunto da pluralidade do material que se recebe, uma vez que a revista não costuma propor um tema. O resultado mostra que, sem seguir à risca o programa de produção de saber da EBP/AMP, o material não deixa de indicar vivamente o desejo que o anima.

Além disso, é interessante observar a pluralidade dos autores. A revista sustenta um espaço aberto ao turbilhão na Escola, publicando textos de recém-chegados, desejosos de encontrar na comunidade um lugar de endereçamento, ao lado de textos de membros renomados, que enobrecem a revista.

Abrimos este número com uma conferência de J.-A. Miller na qual, a partir da proposta lacaniana “Não digo ‘a política é o inconsciente’, mas simplesmente ‘o inconsciente é a política’”, ele nos apresenta oito reflexões sobre psicanálise e política, em especial, quando a cidade não existe mais e a psicanálise corre o risco da depreciação.

Alguns dos títulos dessas reflexões servem de isca para apresentar o sumário e propor aos leitores uma conversa entre os artigos. Três deles vão de encontro à Quinta reflexão: Freud e a rainha Vitória, pois cuidam da loucura do sexo no labirinto dos significantes: “O homem dos ratos”, “Século XXI: a escolha do sexo no labirinto” e “O parceiro amoroso da mulher atual”.

Conversam com a Sexta reflexão: Lacan e o rei gozo quatro textos que tratam da política da fala em coalescência com o real: “O passe, o rateio e um psicanalista”, “A ética da enunciação analisante desde Sigmund Freud” e “‘Falar de si’ na contemporaneidade: ‘uma máquina de impostura’?”

Outra série de artigos se afina com a Sétima reflexão: o tratamento analítico na época da globalização. São eles: “A política do sintoma na clínica da saúde mental: aplicações para o semblante-analista”, “A psicanálise possível frente à tragédia”, “O diagnóstico diferencial na clínica das toxicomanias” e “’Controlando a minha maluquez misturada com minha lucidez’: experiência de um praticante de psicanálise”.

Entregamos então ao leitor o número 5 de Opção Lacaniana Online.


Heloisa Caldas