Nova série
ano II
Março 2011
ISSN 2177-2673

Número
4

Cisne negro: perdendo-se na perfeição

MALVINE ZALCBERG - Doutora em psicanálise, autora dos livros A relação mãe e filha (2003). Rio de Janeiro: Campus; Amor paixão feminina (2007). Rio de Janeiro, Campus e Qu´est-ce qu´une fille attend de sa mère? (2010). Paris: Odile Jacob.

Endereço eletrônico: zalcbergrio@domain.com.br


Resumo: Uma mulher aceita ocupar o lugar que o homem lhe reserva em seu desejo e fantasia enquanto que uma histérica o recusa. Embora o recuse, a histérica toma a mulher como referência para descobrir o que é ser uma, a que supostamente saberia o que é necessário para o gozo de um homem. Nina, a bailarina do filme Cisne negro, nem é mulher nem procura referência em outra. Quando o tenta, é para perder-se na escuridão.

Palavras-chave: mulher, feminilidade, sexualidade, mãe, filha.


Abstract: A woman accepts being taken as one in a man´s desire and fantasy while the hysteric refuses to be taken as such. Nevertheless, the hysteric refers to a woman in order to find out what it is do be one - one supposedly knowing what is necessary to a man´s jouissance. Nina, the dancer in the film Black swan, is neither a woman nor does she refer to another one to know what it is to be a woman. When she tries to do so, she loses herself in darkness.
Key words: woman, femininity, sexuality, mother, daughter.

 

Texto em PDF

 

>>Cisne negro: perdendo-se na perfeição