Número
4
A pergunta de Madri
JACQUES-ALAIN MILLER - AME da EBP, ECF, ELP, EOL, NEL, NLS e da Associação Mundial de Psicanálise – AMP.
Endereço eletrônico: jam@lacanian.net
Resumo: Esta intervenção de Jacques-Alain Miller em Madri
(1990) faz parte das discussões que antecederam a fundação
da Escola Europeia de Psicanálise e, portanto, do debate
(90-92) sobre a Escola e seus alicerces, o cartel e o
passe, que redundou na fundação da Associação Mundial de
Psicanálise (1992). Retomando a lógica do não-todo
pertinente à Escola e acentuando que a entrada se dá um por
um, ele esclarece que isso significa que ela funciona sob a
égide da não existência da essência do analista.
Relembrando os critérios propostos por Lacan de entrada na
Escola presentes na Proposição de 9/10/1964 e na Nota
italiana (1974), trata da entrada na EEP não como decisão,
mas como pergunta: o que achavam de manter os dois
critérios? Deixar a cada um a decisão de se apresentar à
Escola tendo como argumento o trabalho feito em prol da
difusão da psicanálise, ou seu trabalho como analisante?
Palavras-chave: Escola, não-todo, um por um, passe, cartel.
Abstract: In Madrid (1990), Jacques-Alain Miller presented
this paper in the context of the discussions that preceded
the foundation of the European Psychoanalysis School. The
debate was about the School fundaments, cartel and pass,
and it also resulted in the foundation of the World
Psychoanalysis Association (1992). He highlighted the “not
all” logic concerning the entrance at School: it is one by
one as long as it works under the absence of an analyst’s
essence. He recalled the criteria for the entrance in
School, proposed by Lacan, in Proposition of October 9th
1964 and in his Italian note (1974), to think the entrance
in the EEP. He made the following question: could it keep
both criteria? Leave to each one the decision of presenting
oneself based on the work done for psychoanalysis diffusion
in the world or one’s analysand work?
Key words: School, not all, one by one, pass, cartel.
Textos em PDF
Sumário