Opção Lacaniana

Nova série
ano VI
Julho 2015
ISSN 2177-2673

Número
17

Editorial

 

Os textos desse número de Opção Lacaniana Online nova série dizem respeito ao sujeito, não sem um corpo, um corpo de gozo. Ou seja, permitem pensar o sujeito da clínica estrutural em articulação ao corpo falante do último ensino de Lacan.

Jacques-Alain Miller comenta, em "O Gide de Lacan", as respostas subjetivas de amor e gozo do escritor na singular e especial conexão com sua obra e sua mulher. Miquel Bassols, à luz da orientação lacaniana, revê o estado atual das chamadas neurociências demonstrando a diferença entre elas e a psicanálise a partir do sujeito do inconsciente. Em seguida, vários aspectos do corpo e da estrutura subjetiva ganham destaque nos artigos: a diferença entre a histeria e a psicose; a lógica da histérica na doutrina do UM; a violência contra as mulheres e os impasses do gozo na feminização do mundo; a transexualidade lida pela ótica da sexuação; a problemática entre a verdade e o gozo. E, por fim, a pergunta do sujeito que não quer calar: para quê serve o gozo?

Esperamos que estes artigos possam contribuir para as pesquisas dos leitores, em especial daqueles interessados no tema sobre o corpo falante que anima, atualmente, a Associação Mundial de Psicanálise - AMP e a Escola Brasileira de Psicanálise - EBP.


Heloisa Caldas