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O valor d’osbjet Sérgio de Campos Resumo: No mercado dos sintomas e da fantasia, o objeto ganha um valor de semblante. Qual é o valor de gozo que o sujeito tem para com seu objeto, ao usá-lo? Sob o ângulo da psicanálise, pode-se afirmar que há uma diferença entre o valor natural e permanente do objeto e o valor de libido investido no objeto, de forma que o valor de gozo é conferido pelo sujeito em sua economia. Se o sujeito se depara com o impossível no fim de sua análise, o valor de uso do objeto irá proporcionar um novo valor de gozo, agora não mais para um sujeito da falta, mas para um falasser do gozo. Abstract: In the market of symptoms and fantasies, the object acquires the value of semblance. What is the value of jouissance that subjects give to their objects when using them? According to psychoanalysis, it may be said that natural and permanent values are distinguished from the values of libido invested in objects by subjects. The value of jouissance results from the subject’s economy. If a subject faces the impossible in the end of an analysis course, the value of use shall provide a new value of jouissance that will fulfill no more a subject of desire but a speech being (parlêtre) of jouissance. Você pode fazer download deste texto na integra clicando no botão acima. |